E-mail    Senha    Não possui uma conta? Clique aqui e cadastre-se.
Sistema de avaliação da condição corporal
 

Sistema de avaliação da condição corporal
Esta ferramenta de cálculo é para uso de médico(a) veterinário(a).


Destina-se a auxiliar o(a) médico(a) veterinário(a) na avaliação da condição corporal do seu paciente cão ou gato atribuindo a esta um número que vai de 1 a 9. Neste sistema o número 1 significa animal em extremo estado de caquexia e o número 9, extrema obesidade.

O peso do animal isoladamente não é suficiente para dizer de sua condição corporal. Além do peso variar de acordo com a altura e constituição do organismo, ele também pode estar aumentado ou diminuído no paciente como consequência de variações de quantidades de gordura, músculos ou líquidos corpóreos acumulados em maior ou menor grau.


O(A) médico(a) veterinário(a) deve escolher com atenção uma descrição que melhor se encaixa ao seu paciente. Erro no preenchimento ocasionará erro no resultado final. Por este motivo recomendamos que o(a) profissional veterinário(a) avalie criticamente o resultado final que lhe for apresentado pelo sistema e refaça os passos caso julgue oportuno.

Lembramos, por fim, que o resultado final apresentado é uma estimativa que pode apresentar considerável margem de variação entre indivíduos. Cabe somente ao(à) médico(a) veterinário(a) a categorização final. Recomendamos a leitura dos termos de uso do site com o qual você concorda ao navegar por ele.


Animais com Escores de Condição Corporal diferentes de 4 ou 5 para cães ou diferentes de 5 para gatos, merecem avaliação clínica do médico(a) veterinário(a). Destacamos que a obesidade em cães e gatos acarreta diversos males à sáude dos animais e que extenso trabalho científico, já publicado, relacionou a obesidade à menor expectativa de vida destes.


Esta ferramenta é baseada fundamentalmente nas publicações científicas citadas a seguir e na experiência do Prof. Dr. Aulus Carciofi: Laflamme DP, Hume E, Harrison J. Evaluation of zoometric measures as an assessment of body composition of dogs and cats. Compendium on Continuing Education for the Practicing Veterinarian 2001; 23 (Suppl. 9A): 88. Laflamme DP. Development and Validation of a Body Condition Score System for Cats: A Clinical Tool. Feline Practice 1997; 25:13-17.


[ Como anunciar ]