E-mail    Senha    Não possui uma conta? Clique aqui e cadastre-se.

Vivian Pedrinelli, Residente da Unesp-Jab, é Primeiro Lugar em Concurso Nacional sobre Nutrição Clínica Veterinária
Concurso promovido pela primeira vez pela empresa Premier Pet, que produz alimentos para cães e gatos, selecionou trabalhos de revisão e sobre nutrição clínica.
Vivian Pedrinelli e Aulus Carciofi nutrição clínica de cães e gatos
Vivian Pedrinelli e seu orientador, o prof. dr. Aulus C. Carciofi em frente ao Hospital Veterinário da Unesp - Jaboticabal/SP, onde o trabalho premiado foi elaborado.

O 1º. Prêmio de Pesquisa PremieR pet, voltado para profissionais de medicina veterinária e nutrição animal, teve seu evento de premiação em uma sexta-feira, 24 de abril de 2015, em São Paulo, com um jantar e palestra para convidados.

 

Segundo os organizadores, todos os trabalhos inscritos - revisões bibliográficas ou relatos de casos sobre nutrição de cães e gatos - foram avaliados por uma comissão julgadora formada por profissionais do Departamento de Capacitação Técnico-Científica e pelo Centro de Desenvolvimento Nutricional da PremieR pet, por meio do sistema blind review, que garante o anonimato dos candidatos em todas as etapas de avaliação.

 

Foram avaliadores a Dra. Cristiana Fonseca Ferreira Pontieri, Dra. Iris Mayumi Kawauchi, MSc. Ana Flavia Chizzotti e MSc. Mérith Yves Higashi Ribeiro.

 

'Ficamos muitos satisfeitos com a repercussão positiva do Prêmio, com a qualidade dos trabalhos inscritos, e só temos a agradecer a todos que prestigiaram”, afirma Ana Flavia Chizzotti, responsável pelo Departamento de Capacitação Técnico-Científica da empresa.
Prêmio Premier Pet Nutrição Clínica 2015
Vivian Pedrinelli recebe o prêmio das mãos de Ana Flávia Chizzotti, da Premier Pet.
Premier Pet Premio Nutrição Clínica de Cães e Gatos 2015
Jaqueline Ribeiro de Castro, Ana Flávia Chizzotti e Caio Nogueira Duarte na noite de premiação.

O trabalho primeiro colocado intitula-se "Implicações da alimentação com sonda orogástrica intermitente sobre o desenvolvimento de um cão filhote com fenda palatina" e teve a premiação de uma viagem para participar do ACVIM Forum – The American College of Veterinary Internal Medicine, que acontece de 3 a 6 de junho, em Indiana – EUA.

 

Em segundo lugar ficou o trabalho do médico veterinário, mestrando da FMVZ/USP, Caio Nogueira Duarte, com orientação da doutoranda também da FMVZ/USP, Jacqueline Ribeiro de Castro (à esq.). Sua produçao foi "O uso dos ácidos graxos poli-insaturados

ômega-3, nos cães cardiopatas: quais são evidências científicas?". Como prêmio eles participarão do 13º. CONPAVET – Congresso Paulista de Especialidades, que acontece de 27 a 29 de outubro, em São Paulo.

 

Na terceira colocação ficou a produção da doutoranda da UFLA, Jéssica Santana dos Reis, orientada pela profa. dra. Flávia Maria O. Borges Saad intitulada: "Nova abordagem no manejo da obesidade canina: polifenóis dietéticos". O prêmio foi um iPad mini 16Gb. [Até o fim da edição deste texto o prêmio não havia sido entregue e por isso não foi postada foto dos ganhadores].

O nutrição.Vet conversou com Vivian, confira a seguir:

 

nutrição.Vet: Como é sua rotina no hospital durante a residência em nutrição clínica veterinária na FCAV/Unesp/Jab.?
M.V. Vivian Pedrinelli: Atendemos os casos da rotina, a maioria vem encaminhada de outros setores como clinica médica, clíinica cirúrgica, oncologia, cardiologia, nefrologia. Somos em três residentes de nutrição, duas "R-2" e uma "R-1". Fazemos a avaliação individual da necessidade nutricional de cada paciente e decidimos qual a melhor dieta, seja comercial, caseira ou até mesmo a colocação de sonda.

 

nutrição.Vet: Dentre os casos clínicos que atendeu, por que escolheu este para inscrever no concurso?
M.V. Vivian Pedrinelli: Acompanhei este caso durante bastante tempo, quase três meses, ele vinha diariamente. Foi um caso novo, diferente, o tratamento alimentar também foi novo e nós tivemos que aprender enquanto o resolvíamos. E era um filhote, o que torna o caso mais critico e a vontade de ajudar é sempre maior nestes casos.

 

nutrição.Vet: Que outras atividades estão incluidas na residência em nutrição?
M.V. Vivian Pedrinelli: Uma vez por semana tem a apresentação da casuística da semana anterior, os casos são discutidos com o prof. Aulus e todos os residentes de nutrição. Também alguns interessados da equipe de nutrição costumam comparecer. Uma vez por semana também há a apresentação de seminários sobre nutrição. Os residentes, estagiários e pós-graduandos se revesam apresentando trabalhos e discutindo-os com o grupo.

 

nutrição.Vet: Quando decidiu especializar-se na área de nutrição?
M.V. Vivian Pedrinelli:
Quando eu estava no terceiro ano da faculdade eu tive contato com nutrição em cursos. No final da faculdade fiz estágio na FCAV-Unesp Jaboticabal e adorei. Prestei a prova para fazer residência e não passei no primeiro ano, mas no segundo ano prestei novamente e entrei.

 

nutrição.Vet: Qual a importância do prêmio para você?
M.V. Vivian Pedrinelli: É uma gratificação pessoal com certeza e também uma forma de reconhecimento do trabalho que a gente faz aqui. E estou muito feliz de ir ao congresso pois é um dos principais congressos americanos e mundiais em medicina veterinária interna, então é uma oportunidade de ver coisas novas e trazer isso para nossa rotina aqui. Vou aproveitar e ficar um mês com o prof. dr. Richard Hill na Universidade da Florida - EUA e acompanhar a rotina do hospital lá.

Para saber mais:

Sobre premios para pesquisa

http://www.nutricao.vet.br/premios.php

Sobre residência em nutrição e nutrição clínica de pequenos animais na FCAV/UNESP-Jaboticabal-SP
(16) 3209-2626 ramal 527
http://javali.fcav.unesp.br/#!/unidades-auxiliares/hospital-veterinario/programa-de-aprimoramento-pap/

http://www.nutricao.vet.br/estagios_residencia_pos_2009.php

 

por Cristiana Prada, Jun/2015.
nutrição.VET

 

 


Veja também

 
nutrição.Vet

 

 

 

[ Como anunciar ]