Quem Somos


Nutrição.vet é um portal que publica on line informações sobre nutrição e nutrologia de animais de estimação. É destinado a médicos veterinários graduados que desejam fornecer a seus pacientes atendimento diferenciado em Nutrição. Também se destina aos diferentes profissionais envolvidos na produção de alimentos para estes animais que querem estudar com seriedade os conceitos fundamentais da nutrição e fisiologia digestiva, bem como seu adoecimento e que querem manter-se atualizados, mas protegidos de informações não embasadas, precipitadas, e potencialmente deletérias à boa compreensão do tema.

Todos os textos têm identificação do autor e da data em que foram produzidos. As produções escritas são realizadas por pessoal gabaritado, que estuda e tem experiência nos respectivos temas. As versões para outras línguas são feitas por ferramentas automáticas por questão de tempo hábil para que sejam executadas. Correções podem ser sugeridas a qualquer momento pelo email omelhorparaoseucliente@nutricao.vet.br .

Para manter sua isenção o Nutrição.vet não aceita para publicação textos produzidos por empresas, ainda que os autores sejam pessoas idôneas e estudiosas do tema. Por isso os redatores colaboradores são sempre pessoas ligadas a universidades, veterinários nutrólogos atuantes na prática clínica ou consultores independentes.

Missão
Nutrição.vet tem a missão de colaborar para o aprimoramento da nutrição e nutrologia de animais de estimação através da disponibilização de informações de qualidade, gratuita, livre de viés econômico, via Internet, de forma prática.

Qualidade
Nutrição.vet segue as informações e o que preconiza o Prof. Dr. Aulus C. Carciofi.

prof.dr. aulus c. carciofi  Prof. Dr. Aulus C. Carciofi

Graduado em Medicina Veterinária pela FMVZ-USP (1991), tem mestrado em Nutrição Animal (1996) e doutorado em Medicina Veterinária (área de concentração: Doenças Nutricionais) (2000) pela mesma Universidade. Titulado como professor Livre Docente em 2012. Atualmente é professor da FCAV/UNESP, Câmpus de Jaboticabal, onde ministra no curso de graduação as disciplinas Clínica das Doenças Carenciais, Endócrinas e Metabólicas e Nutrição e Alimentação de Cães e Gatos. Professor orientador e responsável pela disciplina de Doenças Nutricionais e Metabólicas no Programa de Pós-graduação. 
 
Criou em 2001 e é responsável pelo Programa de Residência em Nutrição e Nutrição Clínica de Cães e Gatos no Hospital Veterinário da FCAV/UNESP. Este programa foi o primeiro no Brasil e, até onde sabemos, o segundo no mundo.

Criou e Coordena o Laboratório de Pesquisa em Nutrição e Doenças Nutricionais de Cães e Gatos da FCAV/UNESP. É Membro titular da comissão permanente para a Fábrica de Ração da FCAV/Unesp/Jab. Até 2012 já orientou 10residentes e orienta atulamente outros 3 profissionais. 

Em temas ligados a nutrição, até o ano de 2013, já orientou ou co-orientou 33 dissertações de mestrado (outras 7 em andamento), 17 teses de doutorado (outras 4 em andamento) e foi supervisor de um pós-doutorado (outros três em andamento).

É consultor/relator “ad hoc” da FAPESP, CNPQ, Revista Científica ‘Veterinária e Zootecnia’. FMVZ-UNESP Botucatu; Revista Clínica Veterinária, São Paulo, SP; Revista Arquivos Brasileiros de Medicina Veterinária e Zootecnia, Brasil; Revista ARS Veterinária, SP / Brasil; Revista Animal Fisiology and Animal Nutrition (Alemanha); Revista Brasileira de Produção e Saúde Animal, BA / Brasil; Braz. Journal of Vet. Res.and An. Science; Acta Scientarium, PR / Brasil; Pet Food Brasil, São Paulo / Brasil; Revista: Livestock Science / EUA; Revista British Journal of Nutrition (Inglaterra); Revista BMC Genomics / (EUA); Revista: American journal of Veterinary Research (EUA); , tendo mais de 70 artigos publicados em periódicos indexados. 

Diretor da Comissão de Assuntos Técnicos do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal – CBNA.

Entre 2006 e 2012 coordenou mais de 60 iniciativas envolvendo empresas de Alimentos para Cães e Gatos, referentes a dezenas de projetos, 14 cursos/simpósios/congressos na área de nutrição clínica de cães e gatos, palatabilizantes, ingredientes, processamento de extrusão, digestibilidade, qualidade de alimentos comerciais e implementação de controle de qualidade na indústria.

Pai de três crianças, cuida ainda em casa de cinco jabotis, uma tartaruga mordedora, dois aquários com peixes diversos, duas aranhas, várias galinhas, um lagartinho, um orquidário, um pomar e dois cães.


Corpo de Comunicação Técnica

  Cristiana S. Prada  
Diretora
Cristiana S. Prada 
Médica Veterinária formada pela FMVZ-USP (SP, 1995), mestrado pela UFSCar (SP, 2003).