E-mail    Senha    Não possui uma conta? Clique aqui e cadastre-se.

 

 

VIII Curso Teórico Prático de Nutrição de Cães e Gatos
"Uma visão industrial"

Módulo teórico (vagas limitadas): 24 e 25 de Nov. de 2016 (quinta e sexta)
Módulo Prático (somente 36 vagas): 28 de Nov. a 02 de Dez. de 2016 (segunda a sexta) incluirá 46h de treinamento teórico-prático (sendo 6h de ensino on line)
Campus da Unesp/Jaboticabal
Coordenação Prof. Dr. Aulus Carciofi

 




   
 

* Veja reportagem sobre a

ultima edição do evento.

 

* Últimas notícias do evento 2016.

 

* Baixe aqui o cartaz.

 

* Baixe aqui o folder pag1 e pag2 (Confira!!).

 

* Empresas parceiras.

 

* Currículo dos palestrantes.

 

* Programação Preliminar.

 

* Inscrições ENCERRADAS!

 

* Créditos.

 

* Edições anteriores do Curso.

 

 

 

Com foco na indústria, objetiva a divulgação de informações de qualidade, tanto técnica como de mercado, relacionadas à nutrição, alimentação e processamento de alimentos para animais de estimação. Direcionada a veterinários, zootecnistas, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais ligados a empresas privadas relacionadas a nutrição e alimentação de cães e gatos. O módulo teórico tem enfoque em informações básicas para iniciantes na área e o módulo prático tem enfoque mais avançado. 

 

 


 

Empresas parceiras:

 

 

 

Patrocinadores de 2016
Guabi Gran Plus Affinity Kemin
Manzoni Premier Pet Nutrição Clínica
Purina Royal Canin
Adimax Pet Formula Natural AFB International

 

 

Colaboração  
Alltech Biorigin
   
Ferraz Máquinas Óptimal Informática
Wenger
 

 

 

Apoio  
Vaccinar YES    
Ajinomoto DSM
Diana  SPF        
   
Parceria  
Colégio Brasileiro de Nutrição Animal      
 
 
Divulgação  
Revista Clínica Veterinária
CRMV-SP
Pet Food Brasil
Revista Cães e Gatos
   
 
Contato: Funep (16) 3209-1303 setor de eventos, das 8:00h às 11:30h e das 13:30h às 17:00h eventos@funep.org.br. Ou entre em contato pelo email omelhorparaoseucliente@nutricao.vet.br
 

(voltar ao topo.)

 

_____________________________

 

 

 

Curriculos dos palestrantes do VIII Curso Teórico - Prático:

 

 

 

Prof Dr Sajid alavi Kansan State university extrusion palestrante internacional confirmado
- Prof. Dr. Eng. Sajid Alavi
Dept. of Grain Science and Industry Kansas State University. Este ano o curso prático terá a participação do Prof. Sajid, responsável pelo Laboratório de Extrusão de Alimentos da Kansas State University, USA. Atua nas áreas de extrusão de alimentos e materiais de alimentação; reologia; imagem e microestrutura de Alimentos; relações entre Estrutura e textura.
Frank Clemente antioxidant specialist palestrante internacional confirmado
- Bioq. Frank Clement
Bioquímico, gerente Técnico Senior na Kemin Industries Europa, lotado na Bélgica. Tem experiência de 16 anos no Central Guyomarc'h/Royal Canin central laboratory. Juntou-se à Kemin Nutrisurance há 7 anos como Gerente de Serviço Técnico dedicado à estabilidade da matéria prima e dos kibbles finalizados em pet food contra a oxidação das gorduras e o crescimento microbiano. Especialista em antioxidantes responsável pela EMEA (Europe, Middle East and Africa).
Juan Peralta SPF palestrante internacional confirmado
- Biotec. Juan Manuel Peralta
Gerente para a América Latina e Caribe do serviço de atendimento técnico a clientes da empresa SPF. Este inclui auditoria de fábricas, análise de produtos e treinamento de pessoal. Trabalhou anteriormente por 12 anos na Nestle-Purina. É licensiado em Biotecnologia pela Universidad Nacional del Litoral, Argentina.
Kadri Koppel palestrante internacional confirmada
- Quim. Profa. dra. Kadri Koppel
Department of Food, Nutrition, Dietetics and Health/Kansas State Univ./EUA. Percepção sensorial e preferência alimentar são os assuntos que tem pesquisado. É formada em química e tecnologia de materiais na Tallinn University of Technology onde fez sua pós graduação também.
Alderley Zani Carvalho - Eng. Agrô. Alderley Zani Carvalho
Engenheiro Agrônomo com mestrado em nutrição, tem 20 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de produtos e embalagens de produtos pet food. Atuou no grupo Guabi como gerente nesta área e na coordenação dos sistemas Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos e de Controle (APPCC).
Ana Carolina Favaretto - Adm. Ana Carolina Favaretto
Coordenadora de Inteligência de Mercado na Guabi PetCare. Já trabalhou nas empresas: Synchro, Indra Business Consulting, Accepta Inteligência Estratégica. Formadaa em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, tem especialização em marketing pela UNICAMP.
Ananda Felix - Zoo. Profa. Dra. Ananda Portella Felix
Zootecnista formada pela UNESP - Ilha Solteira, Mestre e Doutora em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná-UFPR e atualmente é professora adjunta de nutrição animal do departamento de zootecnia da UFPR. Desenvolve pesquisas na área de nutrição de cães e gatos como: avaliação de metodologias de determinação da digestiibilidade, aditivos, processamento, valor nutricional e palatabilidade de ingredientes.
Aulus Cavalieri Carciofi

- M. V. prof. dr. Aulus C. Carciofi.

Professor livre docente na FCAV - Unesp/Jab. Médico Veterinário formado na FMVZ/USP com mestrado e doutorado pela mesma instituição. Criou e é responsável pelo Programa de Residência em Nutrição e Nutrição Clínica de Cães e Gatos no Hospital Veterinário da FCAV/UNESP e o Laboratório de Pesquisa em Nutrição e Doenças Nutricionais de Cães e Gatos da FCAV/UNESP desde 2001. Responsável pela fábrica de ração da FCAV/Unesp-Jab. É relator/consultor “Ad hoc” da Fapesp, CNpq, das revistas Animal Fisiology and Animal Nutrition (Alemanha), British Journal of Nutrition (UK), Revista Clínica Veterinária (BR), Braz. Journal of Vet. Res.and An. Science (BR), e Perspectives in Agriculture, Veterinary and Natural Resources (UK), BMC Genomics (EUA), tendo mais de 50 artigos publicados em periódicos indexados. Diretor da Comissão de Assuntos Técnicos do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal – CBNA.

Ed Souza - Agribusiness Ed de Souza
Contratado pela Wenger Manufacturin Corporation (Kansan - EUA) há 15 anos onde desenvolveu sua especialidade em processo de extrusão de alimentos. Atualmente vive em Valinhos- SP onde é diretor da Wenger do Brasil Ltda. É graduado em Agribusiness pela Fort Hays University, KS - EUA.
Emily Baskerville
- M.V. Emily Baccon Baskerville
Gerente de contas Pet na empresa DSM Nutritional Products. Médica Veterinária formada pela FMVZ/USPl. Mestre e doutorda pela mesma instituição (área de concentração: nutrição clínica). Desde novembro de 2005 trabalha em empresas pet food gerenciando parte técnica.
Fabiano César Sá - M.V. Dr. Fabiano César Sá
Atualmente é Técnico especialista da Wenger do Brasil em processamento de alimentos para cães e gatos atuando no Kansas-EUA. Médico Veterinário graduado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ Lages-SC). É Mestre e Doutor em Medicina Veterinária, na área de concentração de Nutrição e processamento de alimentos para cães e gatos pela Universidade Estadual Paulista, (UNESP/ Jaboticabal-SP). De 2011 a 2014, foi Responsável Técnico e Coordenador do Laboratório de Pesquisas em Nutrição e Nutrição Clínica de Cães e Gatos da mesma instituição. De 2012 a 2014 adquiriu o título como especialista em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Campinas-SP).
Juliani Orlandi Hernandes - Eng. Alim. Juliana Orlandi Hernandes
Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento na área Pet Care da Mars no Brasil com 12 anos de experiência em produção de alimentos. Graduada na UNICAMP-SP com pós na FGV.
Karina Nogueira Venturelli
- M.V. Dra. Karina Nogueira Venturelli Gonçalves
Gerente Técnica Farmina Pet Foods. Médica Veterinária formada pela FCAV/UNESP- Campus de Jaboticabal. Mestre e doutorda pela mesma instituição (área de concentração: nutrição clínica). Desde novembro de 2005 trabalha em empresas pet food gerenciando parte técnica.
Katiani Silva Venturini
- Zootec. dra. Katiani Silva Venturini
Zootecnista, pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestre e doutora pela FCAV/UNESP/Jaboticabal, com enfase na área de nutrição de cães, gatos e aves.
Luciano Trevizan - M.V. prof. dr. Luciano Trevisan
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS 2003), Mestre em Zootecnia (2005) e Doutor em Zootecnia pela UFRGS e Texas A&M University (2009). Atualmente é Professor Adjunto II, no Depto de Zootecnia da UFRGS. Tem experiência na área de Zootecnia e Medicina Veterinária, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal bem como na Avaliação de Alimentos para não ruminantes dentro dos seguintes temas: estudo dos ingredientes e co-produtos de origem animal e vegetal e das necessidades nutricionais de cães e gatos.
Márcia Sampaio Gomes - M.V. profa. dra. Márcia de O. S. Gomes
É profa. dra. na FMVZ-USP - São Paulo na área de nutrição de cães e gatos. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2003). Possui residência e mestrado com ênfase em nutrição e nutrição clínica de cães e gatos pela FCAV - Unesp, campus de Jaboticabal. Concluiu doutorado nesta mesma instituição, tendo realizado parte de suas atividades junto ao Instituto de Nutrição Animal na Universidade Livre de Berlim, Alemanha. Suas áreas de interesse incluem: nutrição e nutrição clínica de cães e gatos, papel da nutrição na microbiota e saúde intestinal, uso de alimentos funcionais e nutracêuticos em pet food.
Ricardo Vasconcellos - M. V. prof. dr. Ricardo S. Vasconcellos
Docente na UEM, Maringá-PR, concluiu Pós-Doutoramento da UNESP Campus de Jaboticabal. Na mesma instituição concluiu mestrado e doutorado na área de nutrição de cães e gatos. Foi nutricionista animal da Perdigão S/A. Suas áreas de interesse são: nutrição geral, avaliação de alimentos, processamento de ingredientes em fábricas de rações. 
Thaila Putarov unesp jaboticabal - Zootec. dra. Thaila Putarov
Zootecnista formada pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-Botucatu) em 2007. Mestre e doutora pela mesma instituição com co-orientação na UNESP/Jaboticabal. Participou do "Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior-PDSE" da CAPES; na Kansas State University (Manhattan, KS, USA) aprimorando os conhecimentos em extrusão de alimentos para cães e gatos. Atualmente é pós-doutoranda na FCAV/UNESP/Jaboticabal.

(voltar ao topo.)

 

_____________________________

 

Programação do VIII Curso parte Teórica 2016

(*) ao final de toda palestra há 10 min para perguntas

 

 

   
24 de novembro (quinta-feira) Manhã
08h00 às 08h30
Recepção e entrega de materiais  
08h30 às 08h40
Abertura  
08h40 às 09h30
Seu produto atende as expectativas do consumidor? O que buscam os clientes?
adm.Ana Carolina Favaretto
Guabi PetCare
09h40 às 10h30
Desenvolvimento e produção de alimentos extrusados.

méd. vet. dr. Fabiano César Sá
Wenger - EUA

10h40 às 11h00

Coffee break

11h00 às 11h50

Desenvolvimento e produção de alimentos úmidos e assados.

Juliani Orlandi Hernandes
Mars - Brasil
Tarde
14h00 às 14h50
Qualificação de ingredientes: como desenvolver e monitorar.

eng. agro. Alderley Zani

15h00 às 15h50
Proteína e aminoácidos: necessidades e ingredientes.

Méd. vet. prof. dr. Aulus C. Carciofi
FCAV - UNESP - Jab.

16h10 às16h30
Coffee break
16h20 às 17h10
Carboidratos e fibras: necessidades e ingredientes.
méd. vet. profa. dra. Marcia Gomes
FMVZ - USP - SP
17h20 às 18h10
Energia, gordura e ácidos graxos: necessidade e ingredientes.
zoo. profa. dra. Ananda Felix UFPR - Cur. - PR

 

25 de novembro (sexta-feira)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manhã 08h00 às 08h50 Modo de uso: como as empresas comunicam o manejo alimentar? Méd vet. dra. Karina Venturelli
Farmina Pet Food
09h00 às 09h40 Ingredientes não convencionais para cães e gatos. méd. vet. prof. dr. Luciano Trevisan UFRG - POA - RS
09h50 às 10h10   Coffee break
10h10 às 11h00 Formulação de premix.

méd. vet. Emily Baskerville
DSM Nutritional Products

11h10 às 12h00 Tecnologias para garantia da vida de prateleira dos produtos.

Bioq. Frank Clement
Kemin Industries Europa. Bélgica

12h:40
Encerramento

(voltar ao topo.)

 

 

 

 

Programação do VIII Curso Módulo Prático (limitado a duas turmas de 15 vagas) 2016

 

Palestras do Prof. Sajid serão em inglês. Não haverá tradução simultânea, mas haverá tradução em sequêcia (o Prof. Sajid falará e na sequencia será traduzido).

 

Na primeira etapa do curso prático serão disponibilizadas aulas introdutórias online que servirão de base para o módulo pratico (ficarão disponíveis de 19 de setembro à 19 de outubro):

- Estimativas da necessidade energética de cães e gatos.

- Determinação da energia metabolizável e digestibilidade dos alimentos.

- Protocolos de avaliação do efeito da dieta no pH urinário de cães e gatos.

- Formulação de rações para cães e gatos .

 

Curso Teórico-Prático Nutrição de Cães e Gatos Industrial Uneps Jab

 

   
28 de novembro (Segunda-Feira) Manhã
08h00 às 09h00
Extrusion Processing: definitions and principles of working
Prof. dr. Sajid Alavi
Kansas State University
  09h00 às 09h30   Coffee break
Local: Anfiteatro do Hospital Veterinário 09h30 às 10h30
Desenvolvimento de viscosidade
Ed de Souza Wenger do Brasil
  10h30 às 11h30 Ingredient Functionality Prof. dr. Sajid Alavi
Kansas State University
    11h30 às 13h30   Livre para almoço
  Tarde 13h30 às 14h30 Configuração de hardware e condições de operação M.V. Dr. Fabiano Sá Wenger do Brasil
 
14h30 às 15h00

Coffee break

  15h00 às 16h00 Instrumental/Analytical Techniques for Process and Quality Control Prof. Dr. Sajid Alavi
Kansas State University
 
16h00 às 17h00
Secagem e recobrimento. Juan Peralta
SPF Palatability

 

 

 

29 de novembro (terça-feira) Local: Anfiteatro do Hospital Veterinário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manhã 08h30 às 10h00 How to compute and balance mechanical and thermal energy aplication during the extrusion process.

Prof. Dr. Sajid Alavi. Kansas State University

10h00 às 10h30   livre para almoço
10h30 às 12h00 How to compute and balance mechanical and thermal energy aplication during the extrusion process (practical exercises) rof. Dr. Sajid Alavi. Kansas State University
Tarde 12h00 às 13h30   livre para almoço
13h30 às 14h30 Mistura e moagem Alderley Zani, Consultor Pet Food
14h30 às 15h00   Coffee break
15h00 às 16h00 Palatabilidade de alimentos para cães e gatos. M. V. Juliana Werneck – SPF do Brasil
16h00 às 17h00 Implicações do processamento na digestibilidade e palatabilidade Méd. vet. prof. dr. Aulus C. Carciofi
FCAV - UNESP - Jab.  

 

 

 

30 de novembro (quarta-feira)

 

Local: Fábrica de ração e anfiteatro do Hospital Veterinário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manhã 07h30 às 08h30 Fábrica de ração. Organização da atividade. Anfiteatro do Hospital Veterinário

equipe Unesp/Jab 

08h30 às 10h00 Fábrica de ração – prática equipe Unesp/Jab
10h00 às 10h30   Coffee break
10h30 às 11h30

Fábrica de ração – prática.

equipe Unesp/Jab 

Tarde 11h30 às 13h30   Livre para almoço
13h30 às 16h00 Fábrica de ração – prática. equipe Unesp/Jab 
16h00 às 16h30   Coffee break
16h30 às 17h30 Fábrica de ração – prática. equipe Unesp/Jab 

 

 

 

01 de dezembro (quinta-Feira)

 

Local: Laboratório computação LDC II

Manhã
08h00 às 10h00

Exercício de cálculo das necessidades energéticas de cães e gatos.

equipe Unesp/Jab. 
10h:00 às 10h30   Coffee break
10h30 às 12:30

Exercícios de cálculo da digestibilidade dos nutrientes e da energia.

equipe Unesp/Jab.  
12h30 às 14h00

livre para almoço

  14h00 às 15h30 Formulação rações com auxílio do programa Optimal. equipe unesp/Jab
Tarde 15h30 às 16h00   Coffee break
16h00 às 17h30
Formulação rações com auxílio do programa Optimal.
equipe unesp/Jab

 

 

 

 

02 de novembro (sexta-feira)

 

Local: Laboratório computação LDC II

e à tarde.

Manhã 07h30 às 09h30 Formulação rações com auxílio do programa Optimal.

equipe Unesp/Jab.

09h30 às 10h00   Coffee break
10h00 às 12h30

Formulação rações com auxílio do programa Optimal.

equipe Unesp/Jab.  

Fábrica de ração e anfiteatro do hospital veterinário. Tarde 12h30 às 14h00   Livre para almoço.
14h00 às 15h30 Prática de avaliação da qualidade de mistura e granulometria de alimentos. Prof. Dr. Aulus Cavalieri Carciofi - FCAV/Unesp, Jaboticabal - SP. 
15h30 às 16h00   Coffee break
16h00 às 17h00 Prática de avaliação da qualidade de mistura e granulometria de alimentos. Prof. Dr. Aulus Cavalieri Carciofi - FCAV/Unesp, Jaboticabal - SP. 
17h00 às 17h30 Visita ao Laboratório de pesquisa em nutrição e doenças nutricionais de cães e gatos equipe Unesp/Jab

 

 

(voltar ao topo.)

 

______________________________

 

 

Últimas notícias do curso 2016:

 

 

 

 
01-12-2016 - Enquanto a turma B produz ração, a turma A está no laboratório de informática aprendendo a formular, fazendo cálculos e apendendo sobre como isso impacta nos animais e que uma fórmula não só tem de ser boa, mas tem de ser exequível depois na máquina!
30 -11-2016 - A turma A está produzindo ração extrusada de verdade. Alunos comentam como é interessante vivenciar a real situação de produção do extrusado acompanhando cada paço, vendo, pegando, sentindo o calor, o cheiro, a umidade e acompanhando os problemas, dificuldades e as soluções alí durante a produção.
28-11-2-2016 - Módulo Prático começou, são duas turmas se alternando nas atividades. Prof. Sajid Alavi, prof. Rodrigo Bazolli, prof Aulus Carciofi já estão nas aulas. À noite o churrasco de integração serviu para todos se apresentarem e assim tornarem a convivência durante a semana mais agradável e produtiva.
24-11- 2016 - Módulo Teórico começou! Quase 200 inscritos, vindos de 11 estados brasileiros e ainda temos pessoas de Chile e Bolívia. Bem vindos, é uma honra e alegria receber todos vocês!
10-11-2016 - A profissional de marketing, Ana Carolina Favaretto, coordenadora de Inteligênica de Mercado dentro da Guabi Pet Care irá proferir a palestra de abertura no lugar do sr. Sávio Ambrozini. Sávio é diretor técnico na mesma empresa, porém não é especificamente da área que é o tema da palestra. Desde o início havia intenção de que a sra Ana Carolina assumisse o tema, mas havia uma incerteza de agenda. Que bom que deu certo e ela poderá estar no curso contribuindo com seu expertise.
09-11-2016 - A empresa AFB International é a mais nova patrocinadora do Curso.
19-10-2016 - Dentre os 36 inicialmente selecionados para participar do módulo prático do curso, 7 têm a universidade como seu principal local de atuação. Destes, 4 são professores de disciplinas de nutrição de monogástricos ou coordenadores de cursos. Os demais são estudantes com projetos de pesquisa em andamento. A participação de pesquisadores da área pet food ligados a universidades também foi buscada para que estes participantes pudessem trazer informações para o grupo e para que levem à academia
as necessidades da vida real prática do dia a dia da indústria brasileira.
18-10-2016 - Ainda dentre os participantes que atuam nas empresas de produção de pet food, 8 ocupam cargos de coordenação, supervisão, gerência ou de responsabilidade técnica. No universo dos participantes que atuam nas empresas, 7 tem mestrado concluído ou em andamento.
18-10-2016 - Dentre os 36, 28 são pessoas que trabalham em empresas de produção de pet food. Destes, 5 são proprietários e/ou ocupam cargo de direção na empresa, com média etária de 48 anos. A experiência prática dos participantes do curso certamente contribuirá para sua qualidade. Estamos honrados e empolgados!
17-10-2016 - Os 36 inicialmente selecionados estão sendo contatados. Há 17 pessoas na fila de espera que irão ocupando as vagas daqueles que nao confirmarem a inscirção.
10-10-2016 - Houve grande variedade nos perfis de inscritos no módulo prático do curso, dentre outras: professores universitários responsáveis por ministrar disciplinas de nutrição de cães e gatos, pesquisadores com pós-doutorado ou doutorado em andamento, diretores de produção e de operações, diretores-proprietários, supervisores de qualidade, fiscal agropecuário (alimentação animal), responsáveis técnicos de empresas de produção de pet food; pessoas que atuam no CE, PR, MG, ES, SP, MA, RJ, Chile, e que tem formação em zootecnia, veterinária, engenharia de alimentos, química e de produção. Os organizadores se sentem honrados e agradecidos pelo interesse da comunidade pelo curso. Mas está dando muito trabalho fazer a seleção! Uma grande pena não poder atender a todos.
30-09-2016 - Encerrado o prazo para inscrição no módulo prático do curso. Obrigada a todos que se inscreveram e enviaram seus currículos.
26-09-2016 - Folders impressos contendo a programação detalhada e as logomarcas das empresas parceiras foi disparado para divulgação.
21-08-2016 - Muitos currículos recebidos para inscrção no módulo prático do curso. Não perca a data limite!
08-08-2016 - Prof dr Aulus Carciofi está no Kansas ministrando uma das aulas no curso lá sobre extrusão e aproveitando para fechar os detalhes das participações dos profs drs Sajid Alavi e Kadri Koppel no curso aqui.
26-07-2016 - Diana - SPF do Brasil agora é apoiadora do Curso.
23-06-2016 - A empresa Adimax Pet (fórmula natural) é a mais nova patrocinadora do Curso.
20-06-2016 - A empresa Ajinomoto torna-se apoiadora do curso.
15-06-2016 - As inscrições para tentar uma vaga para o módulo prático do curso vão só até 30/09/2016. Elas fecham antes pois é necessário fazer o processo de seleção. Organize-se com antescedencia.
12-06-2016 - A empresa DSM é parceira do evento na categoria apoio.
10-06-2016 - A empresa YES passa a ser apoiadora do curso.
22-05-2016 - Também da kansas State University, a profa dra Kadri Koppel, do Departamento " Food, Nutrition, Dietetics and Health" estará no módulo prático do curso.
21-05-2016 - A empresa Alltech passa a ser colaboradora do curso.
21-05-2016 - A empresa Biorigin passa a ser colaboradora do curso.
21-05-2016 - A empresa Ferraz máquinas e engenharia passa a ser colaboradora do curso.
21-05-2016 - A empresa Optimal informática passa a ser colaboradora do curso.
21-05-2016 - A empresa Wenger passa a ser colaboradora do curso.

20-05-2016 - Pela terceira vez o curso terá um professor do exterior: o prof. dr. Sajid Alavi Dept. of Grain Science and Industry Kansas State University estará no curso prático.

For the second time the course will have a foreign teacher: prof. dr. Sajid Alavi, Department of Grain Science and Industry Kansas State University will be on the practical part of the course.

10-05-2016 - Patrocinador do evento: Gran Plus.
10-05-2016 - Patrocinador do evento: Royal Canin.
15-04-2016 - Empresa Vaccinar torna-se apoiadora do evento.
15-04-2016 - Módulo Teórico será, a pedidos, quinta e sexta-feira e não mais no sábado. O pessoal merece o descanso de final de semana. O curso vai se aprimorando, achando seu formato ideal.
15-04-2016 - Módulo prático terá não dois dias de duração como em 2010, ou 4 dias de duraçao como em 2012, manterá os 5 dias de duração como em 2014.
10-04-2016 - Patrocinador do evento: Manzoni.
10-04-2016 - Patrocinador do evento: Kemin.
10-04-2016 - Patrocinador do evento: Purina Próplan.
10-04-2016 - Patrocinador do evento: PremierPet.
Informações: pelo site FUNEP (16) 3209-1300, setor de eventos.

(voltar ao topo.)

 

____________________________

 

 

Inscrições ABERTAS para 2016:

 

 

 

  até 10/10/2016 até 10/11/2016 após 10/11/2016
Teórico      
Não há garantia de vaga para inscrição no local. Garanta sua vaga inscrevendo-se antes pela Internet.      
estudante de graduação R$ 100,00 R$120,00 R$ 140,00
estudante de pós-graduação R$ 120,00 R$ 140,00 R$ 160,00
profissional R$ 200,00 R$ 250,00 R$ 300,00
       
Prático (*)      
estudante   R$ 700,00  
profissional   R$ 1.180,00  
(*) Só poderá se inscrever no curso prático quem tiver feito o teórico. Pagamento somente após confirmação da seleção - feita análise de currículo - . Somente 20 vagas. Inscrição para seleção finaliza-se dia 30/9/2016. Resultado da seleção até dia 14/0/2016.

Inscrições: pelo site FUNEP(16) 3209-1303 eventos@funep.org.br .

(voltar ao topo.)

 

 

_____________________________

 

 

Créditos:

 

 

 

Realização: Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária (DCCV) da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – FCAV/Unesp – Câmpus de Jaboticabal, Jaboticabal/SP.
Colaboração: Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – FCAV/Unesp – Câmpus de Jaboticabal, Jaboticabal/SP.
  Fazenda de Ensino, Pesquisa e Produção da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – FCAV/Unesp – Câmpus de Jaboticabal, Jaboticabal/SP.
  Fábrica de Ração da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – FCAV/Unesp – Câmpus de Jaboticabal, Jaboticabal/SP.
  Serviço Técnico de Informática da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – FCAV/Unesp – Câmpus de Jaboticabal, Jaboticabal/SP.
Organização:

Funep - Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão &  
nutrição.VET

   
 

(voltar ao topo.)

 

 

_____________________________

 

 

 

Reportagem sobre o VII Curso (2014):

 

 

 

Ainda estamos atualizando as informaçoes aqui

Foram 202 inscritos no curso teórico e 45 no curso prático, sendo necessária a formação de duas turmas. Vieram pessoas de 14 estados brasileiros diferentes: SP, MG, RJ, DF, GO, MT, CE, RS, PR, MA, SC, PE, PA, BA o que tornou todas as discussões muito mais interessantes .

 

O curso já se consolidou como uma referência em boas práticas de fabricação e de contato com o estado da arte a ser aplicado na produção de pet food.

Curso Teórico-Prático Unesp Jab 2016
   
Curso Teórico-Prático Unesp Jab

Coffee break é hora de trabalhar dobrado: rever colegas, ampliar horizontes, tirar dúvidas, marcar encontros, pedir emprego, achar mão de obra qualificada, agendar visitas, apresentar-se, conhecer linhas de pesquisa dos universitários e linhas de produtos das empresas do setor.

 

E também comer um salgado e se refrescar com um suco, pois ninguém é de ferro.

   
Alguns comentários deixados nas fichas de avaliação do módulo teórico em 2014: "(...) Do que mais gostei foi da qualidade das palestras de aplicação clinica de nutrição de cães e gatos. (...). "(...) As palestras foram excelentes"(...)". "Estava com baixa expectativa para os palestrantes sobre manejo alimentar, me surpreendeu a alta qualidade (...)". "Acho que foi tudo muito bom, muito bem organizado e explicado, não acho critica em nenhum aspecto(...)". "Os temas abordados nas palestras foram muito bem ministrados, foram bem aproveitáveis para nosso conhecimento e complemento profissional".
   
Márcia Gomes Aulus Carciofi Marcio Brunetto Profa dra Márcia O. S. Gomes FMVZ-USP-SP, prof dr. Aulus C. Carciofi FCAV-UNESP-Jab e prof. dr. Márcio A. Brunetto FMVZ-USP-Pirassununga, docentes do curso. Todos com forte história na UNESP, participam do curso desde as suas primeiras edições há 12 anos.
   
(voltar ao topo.)
 
~~~~~~~

100% das pessoas que responderam à questão na avaliação do curso teórico, disseram que recomendariam o curso para outras pessoas e 69% declararam que aumentaram sua rede de contatos satisfatoriamente ou acima do esperado.

 

A nota geral dada ao curso teórico em 90% das respostas foi maior ou igual a 8 e, dos que responderam à pergunta na ficha de avaliação, 100% tiveram suas expectativas quanto ao curso atingidas, totalmente (71%) ou parcialmente (20%).

 

 

 

As palestras do módulo teórico foram avaliadas como excelentes ou boas em 92% das respostas.

(voltar ao topo.)
 
~~~~~~~
   
   
Curso Teórico Prático Nutriçao de Cães e Gatos uma visão industrial

Uma inovação na edição 2014 do Curso, foi no módulo prático: integraçao dos 45 alunos entre si e com os professores e monitores logo na primeira noite.

 

A grande maioria dos participantes era de profissionais de diferentes setores da indústria, então foi muito empolgante ver esses atores, que são realmente envolvidos cotidianamente na atividade de produção de alimentos para pets, apresentarem-se, em vários sotaques, dizendo quais seus objetivos ao estarem alí.

 

E impossível não sorrir ao ver, ainda durante a dinamica, participantes atravessarem a rodinha para trocarem cartões pessoais uma vez que um identificava que podia fornecer a outro um produto ou serviço que acabara de ser demandado durante a fala.

   

Palestrante Sávio Ambrozini, diretor da Guabi PetCare, Campinas, SP.

 

Alguns comentários colocados nas fichas de avaliação do módulo prático: "Para o próximo ano não tenho o que dizer, pois o curso atual foi de um modo geral excelente". "Elevado nível de conhecimento dos palestrantes, organização tanto no translado quanto em tópicos, higiene dos equipamentos e laboratórios de análises". "Sorvetes, toda a organização cronograma, estão de parabéns". "As aulas praticas de formulação foram muito boas, mas o numero de aula poderia ser maior". "Excelente logística, o transporte de ônibus, qualidade das palestras e os palestrantes. Salas onde foram às palestras (muito confortáveis), parabéns, gostamos muito do curso!".

Sávio Ambrozini
   
Dra. Eliana Teshima

 

Palestrante, méd. vet. dra. Eliana Teshima da Farmina PetFood.

 

No módulo prático 88% dos participantes conferirram nota 9 ou 10 ao curso. Os demais 11% deram nota 8.

 

Dentre os participantes 92% declararam que tiveram suas expectativas completamente atendidas.

 

Os participantes em 94% das respostas de avaliação classificaram de excelentes (64%) ou boas (30%) as aulas do módulo prático.

   
Participantes do curso do meio acadêmico: Profa. Taysa Torres da UFRPE - UAST, de Serra Talhada, PE e a profa. Tayara S. de Lima da UFRPE de São Lourenço da Mata, PE.
   
Participantes da indústria, da área gerencial: Luciano C. Baldan, diretor industrial da Tratto Alimentos, de Jaguaruna, SC e Carlos A. Lopes, diretor da Reference Petfoods, de Campinas, SP.
   
   
 
(voltar ao topo.)
 
~~~~~~~
   

O Curso teve como patrocinadores oficiais as empresas ALLTECH, BIORIGIN, GUABI NATURAL, MANZONI e TIGRE .

 

Contou também com a Colaboração da Ferraz Máquinas, Kemin, Tectron e Wenger.

 

Teve o Apoio da Ajinomoto, AFB, Auster, DSM, Imeve, Mundo Animal e SPF-Vit2B.

 

Na divulgação teve apoio da Revista Clínica Veterinária, CRMV-SP e Revista Pet Food Brasil.

 

A abertura do evento contou com a participação da Diretora da FCAV/UNESP/Jab profa. dra. Maria Cristina Thomaz e do coordenador, prof dr Aulus Carciofi que agradeceram nominalmente às empresas parcerias.

Curso Teórico-Prático Unesp Jab  Patrocinadores 2016
(voltar ao topo.)
 

~~~~~~~

 

 

(voltar ao topo.)

 

 

_____________________________

 

 

 

Reportagem sobre o VI Curso (2012):

 

 

 

 

Foram 170 inscritos no curso teórico e 43 no curso prático, sendo necessária a formação de duas turmas, vindos de 9 estados brasileiros diferentes: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e 01 participante de Buenos Aires.

 

O curso já se consolidou como uma referência em boas práticas de fabricação e de contato com o conhecimento atual e consolidado como o melhor a ser aplicado na produção de pet food.

   

Também é um ponto de encontro para o pessoal da área já que mais de 60% dos participantes em 2012 era de profissionais atuantes no mercado. O restante dos participantes é formado por professores universitários, alunos de pós-graduação e uma minoria de alunos de graduação das áreas de medicina veterinária e zootecnia majoritariamente.

 

As perguntas ao longo do curso e as conversas nos coffee breaks valiam também como um pequeno curso.

   
O coordenador do curso, prof. dr. Aulus Carciofi e a equipe de alunos de pós-graduaçao (Flávio Lopes, Fabiano Sá, Thaila Putarov, Katiani Venturini e Fernanda kroll) se envolvem pessoalmente na execução do curso. Assim, enquanto os alunos ganham experiência na execução de treinamento técnico de pessoal, a universidade estreita contato com as necessidades das empresas do setor de produção de pet food, de ingredientes e máquinas; Equipe da unesp jaboticabal Aulus Carciofi e pós-graduandos
   
e as empresas acabam naturalmente entrando em contato com as linhas de pesquisa geradoras de inovação com as quais o corpo técnico acadêmico está sempre envolvido. Um caldo de cultura que gera benefícios a todos.
(voltar ao topo.)
 
~~~~~~~
   
Curso nutrição de cães e gatos produção industrial aula prática fcav unesp jaboticabal-sp

 

 

A nota geral dada ao curso em 94% das respostas foi maior ou igual a 8 e, dos que

responderam à pergunta na ficha de avaliação, 100% tiveram suas expectativas quanto ao curso atingidas, totalmente (58%) ou parcialmente (42%).

 

As palestras foram avaliadas como excelentes ou boas em 86% das respostas e em 69% das fichas de avalliação os participantes disseram que aumentaram sua rede de contatos satisfatoriamente ou até acima do esperado. Ainda a organização do evento foi classificada como ótima em 69,5% das fichas e como boa em 29,5%.

(voltar ao topo.)
 
~~~~~~~
Curso teórico prático nutricao unesp jaboticabal Foram efetivamente produzidos dos alimentos para cães na fábrica da Unesp durante o curso com acompanhamento dos alunos do curso prático. Posteriormente foram analisados estes alimentos, comparados e checados os parâmetros técnicos da extrusora e cada producão.
   

Antes e depois da produçao dos alimentos os alunos avaliavam os parâmetros nutricionais das formulações utilizadas e procediam a calculos inclusive de rentabilidade computando a dificuldade de extrusão, tempo de uso da máquina, gasto de combustível.

   
Aulus Carciofi aula prática formulação ração Aula prática de formulação de alimentos para cães e gatos durante o VI Curso Teórico-Prático sobre Nutrição de Cães e Gatos na Unesp/Jaboticabal-Sp,sob coordenção do prof. dr. Aulus Carciofi. Os alunos no centro de informatica da universidade utilizando os computadores onde realizavam os exercícios práticos de formulação.
(voltar ao topo.)
 
~~~~~~~
   

O Curso teve como patrocinadores oficiais as empresas ALLTECH, BIORIGIN, GUABI NATURAL, MANZONI e TIGRE. As empresas tiveram suas marcas expostas nos cartazes, folders, banners dentro do anfiteatro e em estande no local do coffee break.

 

Contou também com a Colaboração da Ferraz Máquinas, Tectron e Wenger.

 

Teve o Apoio da Aginomoto, AFB International, Auster, DSM, Imeve, Mundo Animal, SPF e Vit2Be.

 

Na divulgação teve apoio da Revista Clínica Veterinária, Revista Pet Food Brasil e contou ainda com uma parceria com o Sindirações.

(voltar ao topo.)
 

~~~~~~~

 

 

 

_____________________________

 

Reportagem sobre o V Curso (2010) - Curso atende a profissionais de todo o país e dobra número de alunos no curso prático:

 

 

 

 

curso de alimento para gatos, especialização alimentação para cães e gatos veterinária, alimentação natural para pets.

Foram 174 inscritos vindos de 9 estados brasileiros diferentes. Embora fosse um curso declaradamente básico, introdutório, foi notável a grande presença de profissionais já atuantes e experientes na área. As perguntas ao longo do curso, por isso mesmo, não foram simples e sim levaram a debates bastante atuais no mercado.

(voltar ao topo.)
 
~~~~~~~
 
 
Teve gente que veio de longe.
José Humberto de Souza é médico veterinário com pós-graduação em nutrição de animais de interesse zootécnico, MBA em segurança de alimentos e mestrado em Aquicultura. José Humberto é de Florianópolis – SC e ocupa a Direção Técnica Industrial da NICOLUZZI, empresa que é do segmento de matéria-prima: produz farinha e óleo de peixe, que são vendidos para as indústrias pet; e do segmento de ração: produzia ração – até bem pouco tempo - somente para peixes. Há cerca de 5 anos a empresa iniciou produção de ração para pets que hoje é 5% da produção total.

_____



"... nem sempre

se tem acesso

a este tipo

de informação...”



_____

Por que veio fazer o curso?Todo mundo conhece o conceito da UNESP no Brasil todo em termos de produção de conhecimento. A figura do Aulus que é a pessoa que está à frente disso é também “hors concours” em termos de nutrição clínica de cães. Então pelo nome da UNESP, pelos palestrantes que viriam para cá, nós temos contatos com diversos deles, nós somos fornecedores de matéria-prima para a GUABI, tenho contato com o Alderley de outros tempos, então a gente conhecia o Staff todo que iria dar o curso, daí então o interesse em participar.“
O que está achando do curso?Eu achei muito interessante a palestra do Luiz Luccas da Merial. Ele trouxe uma descrição boa do que é o mercado, mas mais do que isso, através de números, que eram números deles, ele nos deu uma expectativa de tendência de mercado. (veja entrevista exclusiva de Luiz Luccas sobre temas abordados durante a palestra ). E provavelmente uma empresa como a deles que é uma empresa grande, realiza isso para uso interno. Ele vir e disponibilizar para nós, é bastante interessante, nem sempre se tem acesso a este tipo de informação. A palestra do Alderley [A. Z. Carvalho] está muito interessante e acredito [que o curso] continue nesta linha.”
(voltar ao topo.)
 
~~~~~~~
 
 
Teve gente que veio de ainda mais longe.
melhor alimento para cães, comida dieta natural alimentação cães e gatos,

Luiz Alejandro Daqui Loureiro, engenheiro de aqüicultura, formado no EQUADOR, com especialização em nutrição animal é responsável técnico na área de nutrição animal, com ênfase na parte pet e ‘áqua’, na Integral Industrial em Fortaleza –CE. A empresa nasceu como uma complementação do Grupo da Granja Regina, maior produtor de ovos e frangos do Ceará e o intuito desta empresa era fornecer rações comerciais. “Começamos com bovinos, eqüinos há 6 anos entramos no setor ‘áqua’ e há 3 anos entramos no pet”. O que está achando do curso? Sempre ênfase na parte prática do que está sendo apresentado para mim é o mais importante.

Então quando você chega em uma palestra desta em que você pode transferir 100% do conhecimento para a prática, ou seja, como o Marcelo [palestrante Marcelo Argento] falou ‘para uma sacola de ração’, acho que é o fundamental destes eventos. Em particular a forma como transcrever este conhecimento para a fórmula [da ração] é o que deve ser visado neste tipo de evento.Acho que o maior destaque foi o cuidado com o bem estar e a saúde do animal. O que me chamou mais a atenção foi como criar condições de melhorar a condição do trato urinário de cães e gatos de maneira prática e direta. Acho que foi o grande destaque."
A quem você recomendaria este curso? Além de às pessoas diretamente envolvidas com a atividade, com nutrição e os estudantes que vão ser os futuros profissionais do mercado que vão fazer recomendações aos donos dos animais, eu acredito que os próprios diretores da empresas que muitas vezes desconhecem estas particularidades e que com a abordagem do jeito que foi feita podem facilmente entender o porquê que o nutricionista de uma empresa faz determinadas escolhas porque que eles pedem para eles comprarem determinados ingredientes ou focalizar determinadas ações em benefício dos animais e não somente do lucro da empresa eu acho que eles podem sim ser o grande alvo destes cursos.Porque através da participação eles vão se permitir entender o porquê que o seu nutricionista faz as escolhas que ele faz.”
~~~~~~~
 
 
alimento para cães, melhor dieta para gatos, alimento natural saudável para pets.

 

 

A nota geral dada ao curso em 89% das respostas foi maior ou igual a 8 e, dos que

responderam à pergunta na ficha de avaliação, 99% tiveram suas expectativas quanto ao curso atingidas, totalmente (57%) ou parcialmente (43%).

 

As palestras foram avaliadas como excelentes ou boas em 86% das respostas e em 69% das fichas de avalliação os participantes disseram que aumentaram sua rede de contatos satisfatoriamente ou até acima do esperado. Ainda a organização do evento foi classificada como ótima em 69,5% das fichas e como boa em 29,5%.

(voltar ao topo.)
 
~~~~~~~
 
 
Sandra Stephani de Souza, de São Paulo cursou engenharia química e Juliana Stephani de Souza, cursa medicina veterinária na UNESP de Araçatuba - SP. Por que veio fazer o curso? Sandra: “A minha intenção é montar uma empresa de ração animal para cães e gatos e minha filha faz veterinária então a idéia é nós duas montarmos esta empresa. Para mim o conteúdo do curso está sendo excelente, de muito boa qualidade. A parte de extrusão eu já tinha um conhecimento pela própria formação que eu tenho, mas mesmo assim foi interessante. Toda esta outra parte técnica para mim foi novidade. A primeira palestra que foi sobre dados [palestra sobre mercado pet food, pro Luiz Luccas], eu achei muito interessante, vai ser de muita ajuda."

curso alimentação cães e gatos, melhor alimento, dieta veterinária para pets.

 

Você recomendaria o curso? "O curso é de excelente qualidade, vale a pena, para quem está interessado nesta área, vale a pena fazer. O curso mostra o mercado, a parte de industrialização mesmo, fora a importância que é o bem para o animal, para a saúde do animal."
Juliana:Para a gente que quer abrir um novo negócio, foi muito bom. Ele expôs novos focos para a gente ir atrás. Ensinou a como agir nesta parte de ser um novo empresário. A organização está excelente, eu vou fazer no ano que vem de novo se tiver e falo para todos que têm interesse nesta área para fazer mesmo porque é muito bom."
(voltar ao topo.)
 
~~~~~~~
 
 
curso alimentação de cães e gatos, melhor alimentos para gatos, dieta alimento natural veterinário para pets.

 

A grande procura pelo curso prático tornou necessário ser formada uma segunda turma. Os profissionais solicitaram durante o curso que fosse divulgada entre eles a lista de seus contatos para que os colegas continuem a trocar informações mesmo após o fim do evento.

   
Houve primeiro algumas aulas teórico-práticas ministradas por Ed de Souza, da Wenger. Pode-se ver na figura ao lado, em cima da mesa, uma miniatura de uma extrusora básica, com as partes desmontáveis, utilizadas para a compreensão dos alunos sobre o processamento da matéria-prima dentro do equipamento.

   

 

Os alunos tiveram aulas também na própria fábrica de ração da FCAV-UNESP/Jaboticabal, onde produziram alimento extrusado completo e balanceado para cães. Houve aulas no centro de informática onde os alunos trabalharam formulações e no "Laboratório de pesquisa em nutrição e nutrição clínica de cães e gatos 'Prof. Dr. Flávio Prada'".

 

(voltar ao topo.)
 
~~~~~~~
 
 
O palestrante Luiz Luccas, concedeu entrevista ao site. Falou sobre os temas que abordou na palestra como a tendência do aumento do número de gatos nas residência em detrimento ao número de cães.
Falou também que o mercado pet food no Brasil não está mais em crescimento acelerado como esteve na década de 90. Confira o texto na íntegra clicando aqui.
(voltar ao topo.)
 
~~~~~~~
 
 

O Curso teve como patrocinador oficial a GUABI NATURAL A empresa não só colaborou substancialmente com recursos financeiros como trouxe diversos técnicos e veterinários da região para participarem.

 

Contou também com a Colaboração da Alltech; Biorigin e Kemin.

 

Teve o Apoio da Dilumix, DSM, Ferraz-máquinas, Granobran e Vetnil.

 

Na divulgação teve apoio da Revista Clínica Veterinária, Revista Pet Food Brasil, Revista Cães e Gatos e Revista Cães e Cia.

(voltar ao topo.)

~~~~~~~

 

 

 

_____________________________

 

 

 

 

Histórico:

 


O 'Curso Teórico-Prático de Nutrição Clínica de Cães e Gatos" é realizado pela UNESP-Jaboticabal, coordenado pelo Prof. Dr. Aulus C. Carciofi, tem freqüência bianual e duração de um dia e meio (curso teórico) e cinco dias (prático). Inicialmente o curso prático tinha apenas dois dias. Este período foi ampliado em 2012 e mais ainda em 2014, sempre atendendo a pedidos dos participantes. É direcionado a Médicos Veterinários e Zootecnistas: estudantes de graduação e pós-graduação; profissionais ligados às empresas privadas relacionadas a nutrição e alimentação de cães e gatos. Com enfoque em transmissão de informações básicas, o curso não objetiva o público mais especializado e já melhor formado, mas sim estudantes e iniciantes na área.

Foi realizado em 2002 (I edição), 2004 (II edição), 2006 (III edição), 2008 (IV edição), 2010 (V edição) e em 2012 (VI edição). Todos tiveram pleno sucesso e atingiram seus objetivos.
A última edição do evento, O VI Curso teórico-prático sobre Nutrição de Cães e Gatos, de 2012, teve 170 inscritos no curso teórico, vindos de 09 estados brasileiros e um total de 43 inscritos no curso prático. A idéia inicial eram somente 20 vagas, mas houve grande procura e o público era também bastante preparado por isso a organização decidiu abrir uma turma extra contratando também professores extras que vieram de outras universidades.
Veja comentários de alguns participantes do VI Curso Teórico-Prático:

"...o curso foi muito bom e proveitoso como engenheiro de alimentos acho importante ter estes conhecimentos de nutrição e também que os veterinários tenham a visão industrial. Parabéns a comissão organizadora!"

 

"Ótimo coffee break, professor e palestrantes muito dedicados. "

 

"Parabéns pelo curso. Atendeu as expectativas desde as pessoas experientes
até as menos experientes."

 

"O curso estava muito bom, consegui atingir meus objetivos de adquirir novos conhecimentos na área. As palestras estavam ótimas e as aulas bem didáticas."

 

"O que mais me chamou a atenção, foi a disponibilidade de todos os componentes da comissão organizadora. Parabéns a todos! Obrigado! "

 

"Gostaria de parabenizar à organização (professores e alunos) pelo empenho em passar o conhecimento e atenção durante todo o curso (teórico e prático). "

 

"A palestra do professor Sajid foi excelente, acredito ter sido a que mostrou /exemplificou a importância da relação teoria e prática em processamento. O coffee break foi de alta qualidade. A realização da prática durante 4 dias." 

 

"Rever o 1º dia porque as palestras eram de alto nível, mas o volume de apresentações do dia prejudicou o aproveitamento. Excelente organização e conteúdo. Curso muito completo. Parabéns ao Prof. Aulus e a equipe de alunos." 

 

"Difícil falar do que eu mais gostei. O curso foi excelente. Pretendo voltar nos próximos." 

 
O V Curso teórico-prático sobre Nutrição de Cães e Gatos, de 2010, teve 174 inscritos no curso teórico, vindos de 09 estados brasileiros. A idéia inicial eram somente 20 vagas, mas houve grande procura e o público era também bastante preparado por isso a organização decidiu abrir uma turma extra contratando também professores extras que vieram de outras universidades.
Veja comentários de alguns participantes do V Curso Teórico-Prático:

“Foi ótimo!.”

 

 

"Eu adorei o curso, parabéns!"

 

 

“O curso prático poderia ter maior números de vagas; o curso poderia ter maior carga horária.”

 

 

“Continuar promovendo e executando cursos Hands-on ou Trial ou Test-on com aplicação prática direta.”

 

 

“Talvez aprofundar alguns assuntos e convidar o mesmo público como um aperfeiçoamento de alguns dos itens vistos; Manter uma mala direta com os participantes.”

 

 

“Temas e práticas realmente dão uma ótima noção do assunto; Bom trabalho, parabéns!”

 

 

“Parabéns pela equipe!.”

 

 

“Coffee break estava ótimo! Avaliação digestibilidade: poderia ser mais dinâmico, exemplificando também em tabelas para preencher o material com detalhes é muito importante (e o material está muito bom).”

O IV Curso teórico-prático sobre Nutrição de Cães e Gatos, de 2008, teve 153 inscritos no curso teórico, vindos de 11 estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Sergipe, Roraima, Rio Grande do Sul e Paraná. Teve as 20 vagas para o curso prático esgotadas com mais de 60 dias de antecedência. Foram admitidos mais 6 participantes, restando outras 26 pessoas em lista de espera. Teve o patrocínio da Guabi Natural; colaboração da Revista Clínica Veterinária e Alltech; e Apoio da Kemin; Nord palatabilizantes; Ferraz máquinas e engenharia; Wenger; SPF do Brasil; Dilumix e DSM.

Veja comentários de alguns participantes do IV Curso Teórico-Prático:

“O curso foi de grande valia para o meu aprendizado. Espero poder vir mais vezes.”

 

 

“Curso excelente! As palestras e toda organização foram muito boas e atingiram as expectativas.”

 

 

“Bom espaço para perguntas.”

 

 

 “Que sempre tenha. Simples, completo e objetivo. Parabéns”.

 

 

“Muito bom o curso. Já participei de temas com enfoque clínico e agora industrial. Talvez numa próxima oportunidade dar mais enfoque comercial, para que possamos orientar nutricionalmente proprietários em clínicas e petshops.”

 

 

“Pontualidade impecável.”

 

 

“Palestrantes muito bem qualificados; Evento muito bom.”

 

 

“O tempo de cada palestra poderia ser maior.”

 

 

“Sugiro maior número de vagas para o curso prático e/ou maior número de turmas.”

 

 

“Excelente.”

 

 

“Ótima organização (tempo, coffee, clareza).”

 

 

“Local perfeito, sala muito confortável, recursos áudio-visuais ótimos, coffee break muito bom, parabéns!”

 
 

O III Curso, realizado em 2006, teve 134 inscritos no curso teórico, provenientes de 7 estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

(voltar ao topo.)

 

 


Veja também

 
nutrição.Vet

 

 

 

 

[ Como anunciar ]