Perguntas e Respostas

Sua pergunta pode ser respondida aqui. Escreva para nós: omelhorparaoseucliente@nutricao.vet.br

Assuntos

Através de observação e palpação de alguns pontos do corpo do cão ou do gato é possível determinar maior presença ou ausência de gordura. Como forma de tornar esta avaliação mais objetiva, foram desenvolvidos alguns métodos que descrevem quais pontos devem ser observados e palpados e como classificar a quantidade de gordura percebida em cada um deles.


É claro que mesmo utilizando estes métodos há certo grau de subjetividade na avaliação, que pode variar um pouco de profissional para profissional. Quando ela é feita por profissional devidamente treinado torna-se ferramenta bastante importante na avaliação da condição nutricional e avaliação da dieta do paciente.


Médico Veterinário Prof. Dr. Aulus C Carciofi da FCAV/Unesp - Jab. 21 de fevereiro de 2015.

É muito importante que o proprietário do animal esteja comprometido com a saúde e bem estar deste. Adequada condição nutricional, leva ao bem estar e saúde. A questão é que poucos proprietários reconhecem seus animais como obesos. Eles tendem a subestimar a condição corporal dos cães e gatos e mesmo a achar “bonitinho” o excesso de gordura. O médico veterinário tem papel importante na conscientização das pessoas e em esclarecê-las e motivá-las a alimentarem corretamente seus animais de estimação. Neste sentido, figuras e definições simples, como as do site nutrição.Vet, nos parecem ótimas ferramentas para apoio aos veterinários durante seu diálogo com os proprietários.(*)


Médico Veterinário Prof. Dr. Aulus C Carciofi da FCAV/Unesp - Jab. 21 de fevereiro de 2015.

Um animal pode estar mais pesado em um consulta, por exemplo, devido à retenção de líquidos, retenção de fezes, aumento de massa muscular, por ter crescido – se é um filhote em crescimento - , por estar prenhe, ou, finalmente, por estar com maior presença de gordura em seu corpo
Cruzando as informações de peso, escore de condição corporal, estado fisiológico (se em crescimento, prenhe, em lactação ou em manutenção), se houve mudança no nível de atividade do animal e se houve mudança na quantidade total de alimento ingerido por dia, o médico veterinário pode detectar ou descartar graves problemas de saúde além de ter informações muito úteis para somar a sinais clínicos que eventualmente estejam presentes, para apoio ao estabelecimento do diagnóstico. O escore de condição corporal junto com a inspeção da pele e pelagem são os pontos mais importantes na avaliação da condição nutricional do paciente devendo fazer parte de todo exame físico.


Médico Veterinário Prof. Dr. Aulus C Carciofi da FCAV/Unesp - Jab. 21 de fevereiro de 2015.