Perguntas e Respostas

Sua pergunta pode ser respondida aqui. Escreva para nós: omelhorparaoseucliente@nutricao.vet.br

Assuntos

A perda de peso em gatos é feita com cautela e mais lentamente. Os gatos em programa para perda de peso devem perder de 0,5 a 1% do peso por semana, com uma dieta apropriada para a redução do peso, com maior teor de proteína (>30%) e restrita em gorduras. é essencial que o alimento seja próprio para este fim, já que a deficiência de arginina e carnitina podem levar á lipidose hepática. Se o animal desenvolver lipidose hepática devido á um programa de perda de peso mal conduzido ou decorrente de outras afecções, tubos para alimentação enteral devem ser utilizados.


Média Veterinária Mayara Peixoto

É um dos transtornos hepatobiliares graves mais frequentes em gatos. Caracteriza-se por acúmulo massivo de lípides em mais de 50% dos hepatócitos, resultando em colestase intra-hepática e disfunção do fígado. Manifesta-se quando o animal perde em média 20% de seu peso rapidamente.


Média Veterinária Mayara Peixoto

Os gatos possuem uma grande tendência em acumular triglicérides nos hepatócitos. Essa tendência acaba aumentando ainda mais no jejum após o ganho de peso. Se o fornecimento de ácidos graxos ao fígado supera a capacidade deste órgão para oxidá-los ou segregá-los, produz-se a lipidose. É caracterizada pelo acúmulo de triglicérides nos hepatócitos, em situações de anorexia forçada, estresse ou doença, e, devido ao catabolismo proteico há um déficit de apoproteinas que têm a função de remover o excesso de lípides, gerando consequentemente, um acúmulo de gordura no fígado e a doença hepática. Portanto a perda de peso é fundamental para evitar a ocorrência desta afecção.


Média Veterinária Mayara Peixoto

SILVA, F. C. H. S. Lipidose Hepática Felina. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterinária, 2012.

Biourge ,V. C.; Grof ,J. M.;, Munn, R. J.; Kirk, C. A.; Nyland, T. G.; Madeiros ,V . A.; Morris, J. G.; Rogers Q R. Experimental induction of hepatic lipidosis in cats. American Journal of Veterinary Research 55.9: 1291-1302, 1994.

Blanchard, G.; Paragon, B. M.; Milliat, F.; Lutton, C. Dietary L-Carnitine Supplementation in Obese Cats Alters Carnitine Metabolism and Decreases Ketosis during Fasting and Induced Hepatic Lipidosis. Journal of Nutrition. 132: 204-210, 2002.


Média Veterinária Mayara Peixoto