Perguntas e Respostas
Sua pergunta pode ser respondida aqui. Escreva para nós: omelhorparaoseucliente@nutricao.vet.br
Assuntos
Elas devem ser colocadas sobre paletes apropriados, distantes das paredes pelo menos 30 cm. Não se deve furar os sacos de ração, prática comum que tem o objetivo de retirar o ar interno da embalagem, facilitando o armazenamento. Isto permite a troca de ar no alimento aumentando a degradação pelo oxigênio e a entrada de insetos na ração.
respondido pelo Prof. Dr. Aulus C. Carciofi em entrevista em 02 de março de 2011.
Não comprar ração a granel. Esta prática é muito comum no Brasil, mas ilegal e incorreta. Inclusive sai mais caro ao proprietario do que a compra de embalagens maiores fechadas.
Não compre raçõoes com embalagem violada, só adquira produtos com embalagem íntegra.
Não compre produtos em estabelecimentos sujos, com falta de higiene. Se a parte exposta está suja, como deve estar o deposito ao qual o cliente não tem acesso? Sacos de ração empoeriados demonstram estocagem incorreta.
Não compre produtos armazenados em local onde ocorre incidência de sol ou que estejam submetidos a calor devido à presença de equipamentos ou máquinas que aqueçam o ambiente.
Não compre produtos armazenados onde a umidade é alta, onde há vazamentos de água pelo chão ou goteiras vizíveis.
Resposta do Prof. Dr. Aulus C. Carciofi em entrevista em 2 de março de 2011.
O primeiro sinal é a rejeição da ração. Estas alterações químicas modificam o cheiro e o gosto da ração e cães e gatos passam a rejeitá-la. Este é o primeiro sinal a que o proprietario deve estar atento.
Caso ele ingira a ração, disturbios grastrointestinais como vomitos e diarreias sao comuns. São mecanimos fisiologicos de eliminar do corpo o que esta lhe prejudicando. Intoxicações crônicas, pelo consumo prolongado destes alimentos deteriorados ocasionam imunossupressão e quando esta esta presente, o cão ou gato irá demonstrar maior ocorrencia de doenças infecciosas em geral.
Ocorre tambem degradação da qualidade da pele e pelos, com pelagem descolorida, aspera, cheia de descamações, oleosidade e mau cheiro. Estes sintomas indicam importante desnutrição, provocada pela perda da qualidade nutricional da dieta contaminada.
Resposta do Prof. Dr. Aulus C. Carciofi em entrevista em 2 de março de 2011.
A ração sai da fábrica com umidade e atividade de água controlados. Isto é fundamental para assegurar ao produto estabilidade e a vida de prateleira programada, usualmente entre 12 e 18 meses.
O produto passa por uma secagem industrial, processo que envolve muita tecnologia. Acondicionada em local impróprio, sobre o chão, em contato com a parede, local muito úmico, havendo perfurações no saco, etc., ocorre o contato das particulas do alimento com água ou vapor dágua. Isto promove hidratação do alimento e esta água extra permite atividade metabólica de microorganismos que passam a crescer. Em baixa umidade, crescem mais fungos e leveduras. Se a umidade se elevar muito, crescem também as bactérias. Estes microorganismos "se alimentam" da ração, ou seja, utilizam seus nutrientes para crescer, reduzindo drasticamente o valor nutricional do alimento.
Como produto de seu metabolismo, muitos microorganismos liberam toxinas, que riscos de graves intoxicações diretas. Neste processo, também, produzem-se peróxidos e outras substâncias que, além de tóxicas, degradam vitaminas e ácidos graxos. O resultado final é a perda do valor nutricional da ração e sua contaminação com toxinas importantes.
Resposta do Prof. Dr. Aulus C. Carciofi em entrevista em 2 de março de 2011.