Glossário Básico - Nutrição vet



Os textos abaixo estão disponíveis para uso individual para estudos. Não estão disponíveis para impressão de qualquer tipo ou publicação em outros sites ou de qualquer outra forma sem citação explícita da fonte. Obrigado por respeitar os direitos autorais.


Para citar estes textos em Referências Bibliográficas, seguir como no exemplo abaixo:

GOMES, M.O.S. Ácido linoléico conjugado. [on line] Disponível em: http://www.nutricao.vet.br/glossario_basico.php. Acesso em (dia) (mês) (ano).




Pesquise por palavras-chave ou expressões:


Linfangectasia em canídeos é uma doença que se caracteriza por dilatação dos vasos linfáticos dentro das vilosidades intestinais. Embora comumente agrupada com outras doenças de má absorção de proteína ou de perdas enteropáticas, a linfangiectasia tem suas próprias propriedades e causas. Há muito poucos casos descritos em gatos. A maioria dos estudos de caso de linfangiectasia foram descritos em cães que sofrem de perda de peso (com ou sem a anorexia), vômitos intermitentes, diarreia crônica de origem no intestino delgado, linfopenia, hipocolesterolemia e perda de proteína. Os efeitos secundários da perda de proteína, tais como ascite, derrame pleural, edema periférico e hipocalcemia são os sinais mais graves e geralmente são os primeiros notado pelos proprietários e clínicos. A nutrição clínica veterinária pode contribuir de forma marcante para o equilíbrio dos animais acometidos. (elaborado por PRADA, C. S., Jun/2014 em consulta à Purdue Univ.).
 


É a doença hepática mais comum dos gatos. Corresponde ao acúmulo anormal de gorduras no fígado, o que interfere na capacidade funcional hepática. A ingestão de baixos níveis de proteína pode promover o transporte insuficiente de proteínas necessárias para a secreção hepatocelular de triglicérides. (elaborado por PEIXOTO, Mayara C., Out/2013).


Anúncio do google