Glossário Básico - Nutrição vet



Os textos abaixo estão disponíveis para uso individual para estudos. Não estão disponíveis para impressão de qualquer tipo ou publicação em outros sites ou de qualquer outra forma sem citação explícita da fonte. Obrigado por respeitar os direitos autorais.


Para citar estes textos em Referências Bibliográficas, seguir como no exemplo abaixo:

GOMES, M.O.S. Ácido linoléico conjugado. [on line] Disponível em: http://www.nutricao.vet.br/glossario_basico.php. Acesso em (dia) (mês) (ano).




Pesquise por palavras-chave ou expressões:


Coloração amarelada das escleróicas e/ou pele, decorrente da impregnação de pigmentos biliares. Decorre de doenças do fígado ou de obstruções das vias biliares. (selecionado por PRADA, C. S., a partir do site da FM-USP, Jun/2014).     
 


Representa 10% das calorias ingeridas. É conhecido como termogênese induzida pelo alimento. É o gasto energético para digerir, absorver e armazenar os alimentos . É influenciado pela composição calórica e nutricional da dieta e é um dos componentes do Gasto Energético. (elaborado por PEIXOTO, Mayara C., Out/2013).     
 


Produto de origem animal ou vegetal, cru ou processado, ou outra fonte de nutriente, utilizado para a preparação do alimento. (elaborado por JEREMIAS, J.T., Mar, 2010).     
 


A parte inicial do intestino, a que está entre o estômago e o intestino grosso, composto pelo duodeno, jejuno e íleo (elaborado por PRADA, C.S., Jul/2014 em consulta ao Oxford Dictionaries).     
 


A parte final do intestino, a que está entre o intestino delgado e o ânus. Composto pelo ceco, colon e reto (elaborado por PRADA, C.S., Jul/2014 em consulta ao Oxford Dictionaries).     
 


Inflamação intestinal crônica não infecciosa, decorrente de anormalidades imunológicas celulares e que possui como principais sinais clínicos diarreia, dor abdominal e náuseas. (elaborado por PEIXOTO, Mayara C., Out/2013).     
 


Uma reação adversa a um alimento é uma resposta anormal a um alimento ou a um aditivo ingerido. Intolerância ao alimento refere-se a uma extensa categoria de reações adversas ao alimento causadas por mecanismos não imunológicos. É diferente de Alergia Alimentar. (elaborado por JEREMIAS, J.T., Mar, 2010).


Anúncio do google