Glossário Básico - Nutrição vet



Os textos abaixo estão disponíveis para uso individual para estudos. Não estão disponíveis para impressão de qualquer tipo ou publicação em outros sites ou de qualquer outra forma sem citação explícita da fonte. Obrigado por respeitar os direitos autorais.


Para citar estes textos em Referências Bibliográficas, seguir como no exemplo abaixo:

GOMES, M.O.S. Ácido linoléico conjugado. [on line] Disponível em: http://www.nutricao.vet.br/glossario_basico.php. Acesso em (dia) (mês) (ano).




Pesquise por palavras-chave ou expressões:


A Associação Nacional de Técnicos de Veterinária na América (NAVTA) foi formada em East Lansing, Michigan, em 1981, com o objetivo de permitir que os veterinários técnicos de nível médio atuassem em questões nacionais que envolvem a profissão de médico veterinário. Esta profissão não tem correspondente no Brasil onde somente médicos veterinários graduados na universidade e registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária podem atuar. (elaborado por PRADA, C.S. Jun/2014).     
 


Núcleo de estudos e Pesquisas em Alimentação [humana] da UNICAMP. http://www.unicamp.br/nepa/     
 


Uma parte do rótulo da embalagem dos alimentos industrializados para cães e gatos que enumera os níveis máximos e mínimos de certos nutrientes. Os fabricantes desses alimentos são obrigados a incluir as porcentagens mínimas de proteína bruta e extrato etéreo (gordura) e as porcentagens máximas de fibra bruta e umidade. Geralmente a porcentagem máxima de matéria mineral também está incluída nos níveis de garantia, bem como, porcentagens máximas de cálcio e mínimas de fósforo. (elaborado por JEREMIAS, J.T., Ago/2010).     
 


Os nutracêuticos são alimentos ou parte dos alimentos que apresentam benefícios à saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento de doenças. Podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietéticos até produtos projetados, produtos herbais e alimentos processados. Em geral se refere à administração de quantidades muito superiores do que as possíveis de serem encontradas em alimentos de forma natural. (elaborado por GOMES, M.O.S., Mar/ 2009).     
 


Componente do alimento com utilidade metabólica, ou seja, são substâncias contidas nos Alimentos que vão fornecer a energia e os materiais necessários para a síntese e a manutenção da matéria viva. Correspondem a carboidratos, vitaminas, proteínas e etc. (elaborado por GOMES, M.O.S., Mar/2009.).


Sistema de alimentação em que ocorre a ingestão de ítens crús, inteiros, obtidos pelo próprio animal, sem nenhum tipo de seleção ou manipulação humana. Cães e gatos ingerem ad libitum por exemplo: presas vivas por eles próprios caçadas - geralmente se alimentando do corpo inteiro destas - grama e outros vegetais, ovos, terra, frutos, fezes de outros animais, (elaborado por PRADA, C.S., 2019).