Glossário Básico - Nutrição vet



Os textos abaixo estão disponíveis para uso individual para estudos. Não estão disponíveis para impressão de qualquer tipo ou publicação em outros sites ou de qualquer outra forma sem citação explícita da fonte. Obrigado por respeitar os direitos autorais.


Para citar estes textos em Referências Bibliográficas, seguir como no exemplo abaixo:

GOMES, M.O.S. Ácido linoléico conjugado. [on line] Disponível em: http://www.nutricao.vet.br/glossario_basico.php. Acesso em (dia) (mês) (ano).




Pesquise por palavras-chave ou expressões:


Aminoácido sulfurado (contém enxofre), que atua de forma livre e está presente em fontes protéica de origem animal. Pode ser sintetizada a partir da cisteína e metionina, porém é essencial para felinos. Importante na regulação do ritmo cardíaco e funcionamento da retina. (elaborado por JEREMIAS, J.T., Mar, 2010).     
 


Representa de 60-75% do gasto energético diário. Inerente ao metabolismo básico, status hormonal, superfície corporal e idade. É um dos quatro componentes do Gasto Energético. (elaborado por PEIXOTO, Mayara C., Out/2013).     
 


Sensação de necessidade de evacuar embora o intestino esteja já vazio. Pode envolver esforço, dor e cólicas. (elaborado por PRADA, Cristiana S., Out 2013 a partir da definição do site da U.S. National Library of Medicine from the National Institutes of Health).     
 


Corresponde á perda energética adicional não obrigatória, como por exemplo, calor e frio excessivos, que tendem a aumentar a termogênese adaptativa. Também é influenciada por alterações na ingestão dos alimentos e estresse emocional. É um dos componentes do Gasto Energético. (elaborado por PEIXOTO, Mayara C., Out/2013).
Termogênese adaptativa, também conhecido como termogênese facultativa, é definida como a produção de calor em resposta á temperatura ambiente (ou dieta) e tem a finalidade de proteger o organismo do frio (ou regular o equilíbrio energético após mudanças na dieta). Ela é o que permite aos mamíferos resistirem ao frio. (fonte: Sylvie Chappuis et all. Role of the circadian clock gene Per2 in adaptation to cold temperature. Molecular metabolism 2 (2013) 184-193.)     
 


(Procure por Lipídeos).