Glossário Básico - Nutrição vet



Os textos abaixo estão disponíveis para uso individual para estudos. Não estão disponíveis para impressão de qualquer tipo ou publicação em outros sites ou de qualquer outra forma sem citação explícita da fonte. Obrigado por respeitar os direitos autorais.


Para citar estes textos em Referências Bibliográficas, seguir como no exemplo abaixo:

GOMES, M.O.S. Ácido linoléico conjugado. [on line] Disponível em: http://www.nutricao.vet.br/glossario_basico.php. Acesso em (dia) (mês) (ano).




Pesquise por palavras-chave ou expressões:


São nutrientes necessários ao organismo em maiores quantidades. Exemplos de macronutrientes, são os carboidratos, proteínas e lipídios. A unidade de medida é o grama ( g ). (selecionado por PRADA, C.S., a patir do site do HC da FM-USP Jun/2014).     
 


Nutrientes necessários ao organismo em pequena quantidade Exemplos de micronutrientes são: Vitaminas e sais minerais. A unidade de medida é miligrama (mg) ou micrograma (µg). (selecionado por PRADA, C.S., a patir do site do HC da FM-USP Jun/2014).     


O corpo do animal é formado basicamente por dois componentes, a massa corporal magra e a massa gorda. O componente massa corporal magra é a fração isenta de gordura, é constituída de ossos, músculos e vísceras. (elaborado por JEREMIAS, J.T., Ago, 2010.).     
 


É o nome dado ao resíduo inorgânico obtido por aquecimento de um produto em temperatura próxima a 550-570°C. Nem sempre este resíduo representa toda a substância inorgânica presente na amostra, pois alguns sais podem sofrer redução ou volatilização nesse aquecimento. (elaborado por JEREMIAS, J.T., 2009.).     
 


A matéria seca (MS) é a fração do alimento excluída a umidade natural deste.  Assim, por exemplo, uma partida de milho em grão que tenha 13% de umidade tem, por diferença, 87% de matéria seca.  Na MS é que estão contidos os nutrientes: carboidratos, proteínas, minerais etc. (elaborado por GOMES, M.O.S., Mar., 2009.).     
 


Distensão acentuada generalizada do cólon, o que gera dificuldade funcional para eliminar a matéria fecal. Causado por obstrção ou deficit de motilidade. (elaborado por PEIXOTO, Mayara C., Out/2013).     
 


Eliminação de fezes de cor negra que indica presença de sangue digerido no conteúdo fecal. Nesta condição as fezes adquirem consistência pastosa e odor bastante fétido. (selecionado por PRADA,C. S. a partir do site do HC da FM-USP, jun/2014).


Anúncio do google