Glossário Básico - Nutrição vet



Os textos abaixo estão disponíveis para uso individual para estudos. Não estão disponíveis para impressão de qualquer tipo ou publicação em outros sites ou de qualquer outra forma sem citação explícita da fonte. Obrigado por respeitar os direitos autorais.


Para citar estes textos em Referências Bibliográficas, seguir como no exemplo abaixo:

GOMES, M.O.S. Ácido linoléico conjugado. [on line] Disponível em: http://www.nutricao.vet.br/glossario_basico.php. Acesso em (dia) (mês) (ano).




Pesquise por palavras-chave ou expressões:


Enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, suficiente para prejudicar as funções fisiológicas do organismo animal. É principalmente causada pelo consumo excessivo de calorias e/ou por uma vida sedentária, ou seja, muita comida e pouco exercício. Também há outros fatores que predispõe ao ganho de peso como a castração, idade e genética (raças). (elaborado por JEREMIAS, J.T., Ago/2010).     
 


Aumento no intervalo entre as evacuações, acompanhada de fezes ressecadas e dificuldade na eliminação das mesmas. (elaborado por PRADA, C.S., Jun/2014).     
 


Onívoros são todos os organismos que se alimentam de carne e de vegetal. Possuem músculos faciais reduzidos, dentes incisivos curtos, caninos menos desenvolvidos que os carnívoros e molares agudos ou chatos menos desenvolvidos que os herbívoros. Normalmente são predadores, mas têm o aparelho digestivo adaptado a metabolizar diferentes tipos de alimentos. (elaborado por JEREMIAS, J.T., Ago/2010).     
 


Desordem que acomete os ossos e as articulações em que a nutrição tem papel primário (ou desencadeante) ou secundário. (elaborado por PEIXOTO, Mayara C., Out/2013).